Com o sorteio das chaves a Copa começa hoje.   Leave a comment

E hoje foi feito o sorteio da Copa, finalmente. Houve uma mudança na projeção feita sobre os países que comporiam os potes para o sorteio, a FIFA quis salvar a França e evitar um grupo muito forte (grupo da morte) e conseguiu um potencialmente mais mortífero, já que a Itália assumiu o lugar dos franceses.

Não assisti ao sorteio, nem às mesas redondas que foram realizadas após o mesmo, pois eu estava trabalhando, portanto vou fazer uma passada de olhos pelos grupos pela minha própria opinião. Vamos lá:

Grupo A: Brasil, Croácia, México e Camarões.

Brasil caiu num grupo relativamente tranquilo, se observarmos que a Croácia não era um dos mais fortes países europeus no sorteio, o México encontra-se em crise, apesar da repescagem fácil, teria time para, junto com os EUA, se classificar com sobras na CONCACAF, e Camarões também não apresenta o melhor de sua história, pode até surpreender, já que os africanos têm muito vigor físico, mas harmonia interna é o fraco dessa seleção. Brasil deve conseguir o primeiro lugar com relativa facilidade, o segundo lugar fica entre Croácia e México, este último mais pela tradição, Camarões corre por fora.

Grupo B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália.

Favoritismo para os europeus Espanha e Holanda, com o Chile como possível surpresa e Austrália como azarão. O Chile vai ter que ajustar muito o seu conjunto e se superar. Nesta semana, seis meses para a estreia na Copa, Robben se contundiu, não sei a gravidade, acredito que ele possa estar em forma em junho do ano que vem, mas esse será um fator que todas as seleções enfrentarão nesse semestre que antecipa a competição.

Grupo C: Colômbia, Japão, Grécia e Costa do Marfim.

Se existe um grupo da morte, existem pelo menos dois grupos simplificados, sem seleções de grande tradição em Copas, este é um. Aqui as seleções se equiparam, eu arriscaria classificação de colombianos e marfinenses, mas se gregos e japoneses roubassem uma das vagas não seria surpresa. Nesse grupo, com o perdão do lugar comum, é tudo japonês.

Grupo D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália.

Esse é o grupo mais imprevisível, aliás, a única previsão que se pode fazer é que a Costa Rica é figurante, são três campeões mundiais, vivendo momentos distintos. Os dois que chegarem em melhores condições no Brasil deverão passar, eu acredito em Itália e Uruguai, mas nesse caso é puro achismo.

Grupo E: Suíça, Equador, França e Honduras.

Apesar de ter participado da repescagem europeia, a França é a favorita para ficar com a primeira colocação do grupo, já que seus companheiros de chave não têm grandes tradições em Copas. Equilíbrio na disputa da segunda posição entre Equador e Suíça, porém os suíços jogarão em temperaturas mais quentes, o que pode ser prejudicial à equipe européia. Por este motivo arrisco a passagem do Equador para a próxima fase.

Grupo F: Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria.

Os hermanos também pegaram um grupo onde são franco favoritos, porém eles tem uma incógnita, a recuperação física de Messi, sem o La Pulga o time perde boa parte do fôlego, mesmo assim dificilmente não será a primeira colocada, Bósnia pode surpreender, mas os nigerianos têm uma pequena vantagem na disputa da segunda vaga. O Irã é uma incógnita, o time da terra dos Aiatolás se destaca na Ásia, mas tecnicamente teria que evoluir muito para assustar seus adversários.

Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana e EUA.

Alemanha é favorita ao título, deve ser a primeira do grupo, Portugal deve acompanhar o time germânico para a próxima fase por causa de seu melhor jogador, Cristiano Ronaldo, o Puto Maravilha deverá levar o time nas costas, como foi contra a Suécia na repescagem. Gana e EUA correm por fora pela segunda vaga. Uma curiosidade, se Argentina se classificar em primeiro e Portugal em segundo em seus grupos, e ambos passarem pelas oitavas de final, teríamos mais um confronto direto entre Messi e Cristiano Ronaldo nas quartas de final da Copa, seria bem curioso.

Grupo H: Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul.

Este é o segundo grupo simplificado, com seleções se equiparando, talvez a Bélgica esteja um degrau acima, pela campanha nas eliminatórias, o time africano é o que tem menos chances de classificação, os dois europeus e o asiático farão uma disputa equilibrada, com qualquer um podendo se classificar para a próxima fase.

Chaves da Copa de 2014

Publicado 06/12/2013 por Doutor Jr em Sem categoria

Etiquetado com ,

Opiniões