Punições e reflexões   Leave a comment

Não ia falar nada sobre o crime que aconteceu no meio de semana na Bolívia, quando um componente de uma torcida organizada do Corinthians matou um torcedor boliviano, ao mirar e atirar um sinalizador (similar ao usado pela marinha) contra a torcida do time adversário, durante um jogo da Taça Libertadores.

Acho que a punição ao clube foi correta, assim como seria se o time punido fosse o Santos, o Flamengo, o Grêmio, o São Paulo, o Internacional, o Vasco ou qualquer outro. Todos, sem exceção, têm dirigentes ligados de uma forma ou de outra com as torcidas organizadas. Ora franquiam ingresso grátis ou pelo menos arranjam esses com valores abaixo do cobrado ao torcedor comum, ora fretam ônibus ou avião para essas organizadas acompanharem o time em lugares distantes. Isso quando não dão livre acesso aos torcedores às dependências do clube, área social (quando tem), centros de treinamento, enfim.

Se você for assistir imagens dessas torcidas, observará que eles não usam a camisa do clube, usam a camisa da organizada, ou seja, esses torcedores não geram receita para o clube comprando produtos oficiais, nem mesmo pagando o ingresso integral. E ainda batem a mão no peito falando que são mais torcedores que aqueles que foram expulsos dos estádios, aqueles que passaram a temer pela própria segurança e de seus parentes e amigos caso fossem assistir um jogo do clube de coração ao vivo, pagando ingresso integral e usando uma camisa do clube.

Agora com a punição ao clube de que seus jogos no Brasil, como mandante, os portões serão fechados (ou seja, sem torcida), essas organizadas já estão falando que irão ‘acampar’ nos arredores do estádio. Acredito que os moradores do bairro do Pacaembu já estão temerosos com isso, afinal a balburdia, a confusão e, possíveis, conflitos estarão a um suspiro de acontecer. Mesmo que a PM designe um grande destacamento de policiais para tentar manter a ordem, os riscos são grandes, afinal, para o torcedor organizado o que menos importa é o clube, para ele nada é mais importante que a própria torcida e todo tipo de confusão que eles possam fazer no anonimato da multidão.

Isso não é um problema exclusivo do Brasil, muitas vezes na Europa existem torcidas até mais violentas, mas lá, a Lei é mais severa e quase ninguém que cometa uma infração escapa de ser punido, com os rigores da Lei, já aqui…

Essa é a minha preocupação.

Torcida Organizada

Publicado 24/02/2013 por Doutor Jr em Sem categoria

Etiquetado com ,

Opiniões